segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Profª Magali com seus alunos do 2º ano

ALUNOS DO 2º ANO APRENDEM SOBRE OS ANIMAIS DO PANTANAL

Os alunos do 2º ano da professora Magali Sandra estão encantados com os novos conhecimentos sobre os animais do pantanal.

O tema agradou aos alunos, despertando muita curiosidade. Eles estão trabalhando com o Projeto Didático do material Ler e Escrever com textos de divulgação científica que permite aos alunos o acesso a informações variadas e contribuem para que exercitem os procedimentos de pesquisa e de estudo, entre outros.

Embora seja comum utilizar textos desse tipo nas séries mais avançadas, vale a pena começar agora, com a leitura feita pela professora. As crianças começam assim a conhecer a linguagem desses textos, a forma como se organizam e, sobretudo, os diferentes comportamentos de leitor associados a eles.

A primeira etapa do projeto foi compartilhar informações com os alunos, depois a seleção de livros e outros materiais de estudo, logo após será feito o estudo coletivo sobre um animal, depois estudarão os animais e produzirão textos em duplas fazendo sua revisão e edição para que possam afixar no mural e assim finalizar o projeto.

Juntamente com o desenvolvimento deste projeto os alunos estão também trabalhando uma seqüência didática de Reescrita de Contos de Fadas onde já produziram uma nova versão do conto de fadas da Chapeuzinho Vermelho.

Os contos da fadas são textos que, por seu conteúdo mágico, fascinam crianças e adultos ao longo dos tempos. Em geral, são histórias de autoria desconhecida, que fazem parte da cultura oral de um povo e que se perpetuaram de geração a geração. Ler contos de fadas é a forma mais segura de introduzir os alunos no universo literário. Fascinadas pela temática desses textos, as crianças enfrentam desafios para compreendê-los, pois a linguagem nem sempre é simples.

Também destacamos que uma das alunas do 3º ano Bárbara Campos Conceição empenhou-se muito no concurso sobre conscientização da Dengue e sua frase ganhou um dos lugares de destaque no Banner elaborado pelo pessoal da Saúde.

2 comentários:

  1. Voces estao de parabens , este site tem me ajudado a preparar aulas, voces tem por acaso alguma dica de aula de informatica?

    ResponderExcluir

Já que está nos visitando, deixe um comentário construtivo, ou apenas dê sua opinião sobre o que leu e viu, o que podemos melhorar para o próximo ano. Obrigada!